segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pauliceia desvairada

Foto tirada da Internet

Hoje eu não tinha programado postar nada, pois agora estou na correria do começo de ano! rs...

Só queria deixar aqui registrada a minha homenagem aos 456 anos desta cidade que tanto amo e onde nasci! Mesmo com enchentes, violência, sujeira nas ruas, serviços precários, trânsito caótico...

Sampa não é uma cidade bonita, não tem praia e tem pouco verde. Mas eu, como arquiteta e urbanista, só posso dizer que esse crescimento desenfreado não tem deixado espaço para organizarem melhor esta cidade tão cheia de peculiaridades. Li num artigo que reflete bem isso: "ocupada demais para ser arrumada". Enfim, longe de ser uma cidade ideal, adoro viver aqui!


Ah, mudando de assunto... não se esqueçam da promoção de 1 ano do meu blog! Participem!

E ótimo feriado chuvoso pros paulistanos da gema e de coração!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

1 ano de Patchworkahólika e uma promoção!

Foto tirada da Internet

Hoje o meu blog completa 1 ano!

Nossa... passou tão rápido!...

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos que fazem visitas periódicas no meu cantinho e para aqueles que sempre deixam palavras de carinho. Isso é tão bom e só me incentiva a continuar com este espaço!

Foram 184 postagens, 77 seguidores, quase 55.000 visitas... até que não é de todo mau, não é mesmo?

A ideia de ter um blog surgiu por insistência de algumas alunas e amigas. Relutei no início e só enrolei (rsrs), por que tinha que ter tempo e disposição para tal. Me rendi e acabei fazendo um... E não é que me viciei nesse negócio? rs.

Espero que este blog tenha vida longa, enquanto Deus me permitir.

É claro que eu poderia melhorar muito mais, mas a falta de conhecimento em informática não me permite alçar vôos maiores... Sei também que eu precisaria colocar fotos melhores, e para tanto, uma câmera melhor... mas isso vou deixar mais pra frente!

E para comemorar a data e retribuir o meu carinho, vou sortear para 10 pessoas estes kits de appliqué para capa de livro! Mas para isso vou pedir para que escrevam nome e e-mail aqui mesmo nos comentários. Os sorteios serão via papelzinho num saco plástico (sou arcaica em determinados terrenos e acho que é até mais divertido... rs).

Data limite: 31 de janeiro. Data da divulgação dos ganhadores: 02 de fevereiro.

Vamos participar???

Passeio pelo Bom Retiro

Como estou de férias das meninas e elas de mim (rsrs), resolvi fazer um passeio vapt-vupt pelo bairro do Bom Retiro num sábado desses...


Na verdade fui lá somente para comprar uma placa plástica para fazer os moldes dos meus projetos de patch (na Sister), mas a gente sempre acaba esticando um pouco o passeio... rs.

Lá há uma infinidade de lojas legais para nós, arteiras, e cada uma trabalha com seus produtos variados: tecidos (como malhas, veludos, sedas), rendas, fitas, armarinhos, ferragens para bolsas e roupas, materiais de patch, etc (inclusive a Paulinia, que infelizmente não abre mais aos sábados)!

No final do passeio, o que mais gosto é de dar uma passadinha numa das lojas especializadas em burekas e burikitas – salgados típicos búlgaros e iugoslavos respectivamente... hum...

Pão de cebola e patêzinhos

Pelo visto, este ano estou entrando mais na cozinha do que fazendo patch... rs.

Fiz estes pãezinhos como lanche neste final de semana! Deliciosos...

Pra acompanhar, mais estes patêzinhos simples de tudo de fazer...

Pão de cebola (peguei daqui)

2 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna
1 cebola ralada
45 g de fermento biológico fresco
1 kg de farinha de trigo
Óleo para untar
2 gemas batidas para pincelar (usei 1 e misturei um pouco de molho de soja – Shoyu)
Óregano para polvilhar

No liqüidificador, bata os ovos, o óleo, o sal, a água, a cebola e o fermento. Transfira para uma tigela e acrescente a farinha aos poucos, sovando até desgrudar das mãos. Divida a massa em pequenas porções, modele bolinhas e coloque em uma assadeira redonda untada, próximas umas das outras. Cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Pincele com as gemas, polvilhe com orégano e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente.

PS: A minha receita rendeu 40 pãezinhos! Devia ter feito ½ receita... rsrs.

Patêzinho de pepino e cenoura


Fiz no olhômetro: 1 pepino japonês médio ralado (depois esprema bem pois esse pepino solta muita água), 1 cenoura média ralada, umas 3 colheres (sopa) de maionese. Misture tudo e coloque numa cumbuquinha.

Patêzinho de mussarela, presunto e azeitona

Também no olhômetro: 100g de mussarela cortada em quadradinhos, 100g de presunto também cortado em quadradinhos, 80g de azeitonas verdes picadinhas, umas 4 colheres (sopa) de maionese. Misture bem e coloque numa outra cumbuquinha.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Muitos ursos!

Fiz todos estes ursos há muito tempo! - dá pra se notar pela qualidade das fotos escaneadas... rs. Ursos de todos os tamanhos e cores... grande, médio, pequeno, mini-mini...
Ao longo do tempo foram sendo vendidos ou presenteados. Só restou um, que guardo com muito carinho...

Surpresa boa...

Nada mais gostoso do que chegar em casa depois de um exaustivo dia de trabalho (pois é, o ano mal começou e já estou reclamando de cansaço?! rs) e se deparar com algo que chegou do correio: mais tecidos! rs.
Na verdade, esses tecidos da eQuilter fazem parte da segunda leva do meu último pedido, que infelizmente, ficou retido pela Receita! rsrs... Isso é bom pra eu aprender a não ser tãaaao exagerada nas compras! Teimando, pagando, errando = aprendendo!

Gelado de Ferrero Rocher

Pra acompanhar esse verão quente e abafado, uma sobremesa geladinha e deliciosa (receita da amiguinha de curso de patch Elenice!)... Na verdade, não acho que pra comemorar o níver de alguém tenha que ser necessariamente um bolo... Então fiz este doce pro níver do meu irmão que foi dia 7... rs.

Gelado de Ferrero Rocher (ou Sonho de Valsa)

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
4 ovos
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
14 ou 16 bombons tipo Ferrero Rocher ou sonho de Valsa
1 lata de creme de leite gelado e sem soro
1/2 colher (café) rasa de sal
1 colher (sopa) rasa de amido de milho

Preparo
Creme amarelo:
Misture o leite condensado com as gemas, o leite e o amido de milho; passe por peneira fina e leve ao fogo brando. Mexa com colher de pau até obter um creme de boa consistência. Perfume com baunilha, misture, retire do fogo, deite num refratário fundo e deixe esfriar.
Creme branco:
Bata as claras em neve com o sal, adicione o açúcar aos poucos e continue a bater até o ponto de suspiro. Sempre batendo, junte a lata de creme de leite. corte os bombons em fatias (não importa se esfarelem). Reserve metade da quantidade obtida para a decoração. Espalhe o restante dos bombons sobre o creme amarelo e cubra com o creme branco. Leve ao congelador por várias horas. Depois recubra com os pedacinhos reservados dos bombons. Deixe permanecer no congelador até o dia seguinte.
Obs: Este gelado deve ser feito de véspera. Sirva no próprio refratário. Se preferir, enfeite com bombons inteiros e cerejas bem escorridas.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Eu na Patch & Afins!

E para começar o ano em grande estilo...

Uhu!... estou na edição da revista Patch & Afins deste bimestre, com este panô calendário felino! Não percam!


PS: Sugestão das amigas - fazer uma sessão de autógrafos regada a sorvete, que tal?! rs.

Dois vídeos para entreter...

Recebi estes 2 vídeos recentemente e achei legal compartilhar!
Um recebi da amiga Teresa e da aluna Sandrinha... Acho que o mundo está mais consciente para os que têm alguma deficiência.
E o outro recebi do colega Edson... Este mostra que o ser humano não tem limites!

Lembrando: desliguem o playlist do Patchworkahólika para ouvir os vídeos!
video
video

Resoluções patchworkahólikas para 2010

Foto tirada da Internet
Para este ano que se inicia, quero levar adiante estas resoluções (vou tentar, né? rs):

1 – Finalizar boa parte dos meu trabalhos de patch abandonados (são muitos! rs... Acredito que trabalhos parados são energias estagnadas) e doar os que sei que não darei continuidade (para instituições que sei que fazem esse tipo de trabalho).

2 – Colocar as encomendas em dia!

3 – Não fazer mais compras por impulso (tecidos principalmente... rsrs). E usar e abusar de todos os materiais de patch que tenho, não necessitando comprar mais.

4 – Me organizar, em todos os sentidos.
5 – Como no ano passado eu quis abraçar o mundo com apenas dois braços curtos e mãos pequenas (rsrs), e respirei patch quase 100% do meu tempo livre, agora vou desacelerar um pouco, diminuindo o ritmo de aulas e me dedicar um pouco aos meus projetos pessoais... Talvez eu não atualize o blog com a frequência semanal como fiz no ano passado...

6 – Como este ano será de mudanças (pessoais) para mim, já adianto que tem também algumas novidades no patch: matérias minhas em revistas, e participação numa exposição muito bacana!