quarta-feira, 26 de maio de 2010

Avental para pintura com ursos

Mais um trabalho antigo que fiz, pra variar... rs. Um avental para pintura com appliqué de ursinhos.

PS : O avental me aventurei a fazer, sim! Além dos appliqués, claro...

Bolsas Sunnbonet Sue das alunas

Achei esta foto cujas bolsas foram feitas pela Hélia e Renata Cristina. Só de Sunnbonet Sue...

Comprinhas no Brás e Telanipo

Como recentemente tive que ir na Rua do Gasômetro fazer umas comprinhas básicas para minha casa, desviei o caminho e fui parar na Telanipo, uma loja que eu queria conhecer há muito tempo! O diferencial de lá é a venda por atacado (acima de 5 metros!), mas também há vendas por varejo. Como eu precisava de lisos básicos para finalizar algumas peças, lá fui eu gastar... um pouco, mas fui... rs.

Um vídeo sobre uma música campeã

Recebi este vídeo bem legal por e-mail – é sobre aquela musiquinha que tocava aos domingos toda vez que o Senna ganhava a corrida! Prestem atenção no final do vídeo...

No início deste mês completou 16 anos que ele se foi... parece que foi ontem, né?


PS: Desliguem o playlist do Patchworkahólika!

video

Bolinhos de banana caramelada

Quem nunca provou estes bolinhos de banana caramelada, num desses delivery de comida chinesa? Hum, adoro! Procurei pela Internet, encontrei e fiz esta receita, super fácil de fazer!
Bolinhos de banana caramelada

Massa: 1/2 copo de água; 1/2 copo de farinha de trigo; 1/4 copo de fermento em pó

Recheio e Caramelo: 4 bananas nanicas; 1 colher de sopa de óleo; 2 colheres de sopa de açúcar; 1 colher de chá de sementes de gergelim; 1 copo de água; 6 copos de óleo para fritar.

Modo de preparo: Junte a farinha, água e fermento até obter uma massa mole ( tipo bolinho de chuva ). Corte cada banana em cinco pedaços, passe cada pedaço pela massa e frite até ficarem dourados. Escorra bem as bananas. Para preparar o caramelo, em uma frigideira, coloque o açúcar, a água e mexa em fogo alto até a mistura ficar caramelizada ( ponto de bala ). Cuidado com a calda quente. Assim que o caramelo estiver pronto, passe a banana empanada pelo caramelo, salpique o gergelim e espere esfriar.

PS: A calda apresentada nessa receita não deu certo pra mim, nem com reza brava, pois a água evaporou-se antes de formar o ponto bala... rsrs. Substituí por esta aqui:

Numa panela, coloque 1 xícara (chá) de açúcar e ½ xícara (chá) de água. Deixe uns 17 minutos ou até formar o ponto de bala (fino e forte).

terça-feira, 18 de maio de 2010

Boneca Sunnbonet Sue

Fiz esta boneca há um tempão e a adoro!

Mais appliqués diversos

Estou postando mais trabalhos antigos que fiz pois ando às voltas com muitas peças para finalizar – entre elas as da próxima revista e da exposição, e encomendas para entregar.

Resgatei esta foto com mais trabalhos de appliqué que fiz há alguns anos... São motivos para serem utilizados em caixas, aventais, almofadas ou onde a imaginação mandar!

6o. Rio Patchwork Design

No Rio acontecerá o 6o. Rio Patchwork Design (além de BH e talvez no DF).

Como já disse aqui, fui lá (correndo como sempre! rs) em 2001 e 2005. A de 2001 foi a primeira edição, havia pouca coisa pra se ver e comprar... Já a de 2005 o evento me lembrou muito o Brazil Patchwork Show, e foi num shopping (tipo Interlar da vida... rs) onde usaram as lojas de decoração para fazer a mostra das várias peças... foi muito bonito e interessante. Agora não sei como está, mas com certeza um evento de patch é sempre cheio de tentações!

Sustância!

Como as noites tem feito um friozinho, nada melhor que uma bela e substanciosa sopa de legumes. Esta quem fez foi minha mãe e foi tudo no olhômetro....

Sopa de legumes

Na panela de pressão, coloque um pouco de óleo, alho amassado e cebola picadinha. Dê uma leve fritada. Junte tomate picadinho sem pele nem sementes e pedaços de peito de frango. Mexa até o frango cozinhar um pouco. Junte legumes picados e a gosto: vagem, cenoura, batata, abobrinha, chuchu. Junte água a gosto, o suficiente para a quantidade desejada. Tempere com sal e pimenta. Nesse ponto, junte mandioquinha picada (esta cozinha mais rápido que os outros legumes). Tampe a panela e deixe cozinhar uns 5 minutos após a válvula soltar vapor. À parte, cozinhe um pouco de macarrão de sua preferência e junte na sopa. Pegue um pouco da sopa numa tigelinha e coloque colorau a gosto. Junte à sopa e misture bem. Uma outra dica é juntar ovos crus (para cada pessoa) e jogar um por um na sopa. Com o calor, o ovo cozinha fácil (ovos poché). Jogue cheiro verde picadinho por cima.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mais trabalhos com appliqué

Adoro um appliqué (não gosto do termo “patchcolagem”... Ok, podem me retalhar! rs)... E estes são trabalhos antigos que fiz e que vale a pena relembrar...

Esta é uma capa para galão d’água com appliqué de flores e abelhinhas...


Esta toalhinha com appliqué de frutas vermelhas combina com esta mini-bandejinha (que pintei!) para fazer conjuntinho.

Mais artes-traquinagens de minhas alunas!

Eis aqui mais peças executadas pelas minhas queridinhas alunas...

Este jogo americano de maçãs é da Renata.

Estas bolsas são da Regina (a verde ficou show, hein?). Esta bolsa dupla-face é da Kátia.
Parabéns a todas!

domingo, 9 de maio de 2010

Parabéns, mamãe!

Foto tirada da Internet

Este post é para desejar a todas as mães e inclusive a minha, um Feliz Dia das Mães!

Minha mãe é simplesmente tudo pra mim...

Um super beijo a todas!

Trilha da Costela



Domingo também é dia de reunir a família e saborear comidinha de fora!

Outro dia fomos almoçar no Trilha da Costela que eu não conhecia e gostei muito... e fica pertinho de minha casa também.

É todo temático, com trollers por todos os lados, e cenários que lembram trilhas. E a comida é ótima!

PS: Fica como uma boa sugestão para o almoço do Dia das Mães!


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mais um porta-bolo e um bolo com uvas passas


Fiz mais um porta-bolo, desta vez com estampa de uvas, e o bolo cenográfico (rsrs) é um que sempre faço, facinho e rápido, de bananas e uvas passas.

Nada como uma bela tarde de domingo pra saborear um bolo desses com uma boa xícara de café, não é?
Banana bread

½ xícara (chá) de manteiga, 1 xícara (chá) de açúcar, 2 ovos, 2 bananas nanica, 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional), 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, manteiga e farinha de trigo para untar.


Unte uma fôrma, se possível de bolo inglês, com manteiga e farinha de trigo. Pré-aqueça (em 160 graus). Para medir meia xícara de manteiga, deixe-a fora da geladeira até que atinja a temperatura ambiente. Com um garfo, amasse bem as bananas. Numa batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata bem até que fique um creminho. Adicione os ovos, um a um, as bananas já amassadas e o extrato de baunilha. Misture a farinha com o fermento e acrescente à massa sem parar de bater. Coloque a massa na fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos.


Obs: - Não precisa nem esperar esfriar, vale comer quente e fica ainda mais gostoso com uma bola de sorvete de creme, que derrete rapidinho com o calor do bolo.

- Costumo colocar um mix de passas escuras pequenas e passas claras grandonas sem sementes (mais ou menos ¼ de xícara).

- Se quiser, adicione 3 bananas nanica ao invés de 2, a massa assada fica mais úmida.

Carne louca!

Há muitas festinhas onde este sanduichinho de carne louca se faz presente... Aqui vai uma receita que a minha mãe faz... nham!


Carne louca

Em um pouco de óleo na panela de pressão, frite de leve 1 kg de lagarto (nesta minha mãe usou coxão mole) e junte água o suficiente para cobri-lo. Cozinhe por mais ou menos meia hora. Deixe esfriar por completo e desfie a carne. Numa panela grande, coloque um pouco de óleo, tomates picadinhos, pimentão cortado em tirinhas, cebola picada. Junte a carne desfiada, tempere com folha de louro, sal e pimenta a gosto. Sirva em mini-pãezinhos franceses ou com uma salada.