quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mini-primavera!

Estou postando hoje a continuação da primavera, mas em versão mini... rs. Achei a foto desta mini-nécessaire com uma flor em terceira dimensão que fiz há um certo tempo...

E aqui parte da minha coleção de mini-orquídeas...

domingo, 26 de setembro de 2010

A embalagem diz tudo...

Ando muito enrolada! Muitos trabalhos em andamento (ou “enrolamento”?! rs), assuntos particulares a resolver e tempo pra nada... E com isso não tenho tido muitos trabalhos novos para postar... Mas vou tentando... rs.


Sempre achei que as embalagens são como o segundo presente... Ontem minha prima fez uma gostosa festa-surpresa de níver para seu filho, e para embalar a camisa que demos de presente, fiz este saco-embalagem que poderá servir também para embalar roupas, calçados e etc em viagens e pequenos passeios. Não é uma boa ideia?

Bolo salgado de abobrinha

Acho tão legal quando as pessoas me direcionam e-mail's contando que fazem as receitas que posto aqui!... Sinal de que não é à toa que as coloco no blog, né? Estou até sabendo que tem alunas minhas que as copiam no editor de texto, imprimem e as guardam na pasta de receitas culinárias...

Como já disse em outras ocasiões, visito mais blogs de culinária do que os de patch (que coisa, não? rs), sempre gostei de cozinhar e não costumo comprar livros de culinária porque vejo um universo todo à minha frente: os blogs, as revistas de bancas e os cadernos de minha mãe...

Quando vi a foto apetitosa desse bolo numa revista Marie Claire Idées, me deu água na boca na hora e quis fazer imediatamente! E ei-lo aqui... rs.


Cake salé aux courgettes, fromage de brebis et menthe (bolo salgado de abobrinha, queijo feta e hortelã)

3 abobrinhas pequenas (cerca de 150g cada)

100 g de queijo feta

80g de uvas passas (não usei)

Punhado de hortelã

250g de farinha de trigo

4 ovos

150g de manteiga com sal

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de sal

Pimenta-do-reino a gosto


Lave, retire as hastes, em seguida, rale a abobrinha grosseiramente. Lave, seque e pique a hortelã finamente. Corte o queijo feta em pedaços pequenos. Preaqueça o forno a 210°C. Derreta 120g de manteiga. Misture a farinha com o sal, pimenta e fermento peneirado. Bata os ovos em uma tigela, e junte-os aos poucos à mistura acima. Em seguida despeje a manteiga derretida e misture até a massa ficar homogênea. Junte a abobrinha, queijo e hortelã. Unte uma forma e polvilhe com farinha. Asse o bolo por 10 minutos a 210°C. Depois diminua a temperatura do forno para 180°C. Quando dourar, retire do forno e deixe esfriar na própria forma.

Ideias!

Já que patch é 100% inspiração e 100% transpiração, vejam aqui um exemplo de coisinhas fofas... Para uma patchworkeira como eu que não tem tido tempo de fazer NADA pra mim, pelo menos fico aqui suspirando...

Navegando pela Internet afora, achei este site holandês com esta ideia simples de panô-calendário. O final do ano já está aí e é uma ótima oportunidade para começar a fazê-lo!

















quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Flores em você

Hoje começou a primavera! E eu não podia deixar de postar estas rosas de tecidos que aprendi e fiz... São lindas!

PS: Substituirei a foto depois pois estou tentando finalizar um cachepô com as rosas restantes...

Para ouvir a música-título do post clique aqui.


13° Festival de Quilt e Patchwork em Gramado


Vem aí o 13° Festival de Quilt e Patchwork em Gramado, o último evento de patch deste ano no Brasil. Vou tentar me programar pro ano que vem poder ir...

Ah, meu panô da gorduchinha e todos os outros trabalhos dos colegas estarão lá participando da Mostra da Uniart Brasil homenageando os pintores Adélio Sarro e Gustavo Rosa!

Tecidos made in Japan

Comprei um mix de tecidos japoneses e um par de alças para bolsa destes dois sites: Superbuzzy e Etsy. E ainda ganhei uns brindezinhos...

Juro por Deus que é a minha última compra em tecidos deste ano! rsrs...


Boeuf Bourguignon e umas batatas para acompanhar

Outro dia almocei este prato num restaurante e estava tão bom que eu quis fazer um repeteco aqui em casa! E nada melhor que uma receita do pão francês Olivier Anquier... rs.
Boeuf Bourguignon
150g de bacon
1 kg de alcatra cortada em cubos grandes (pode ser músculo ou coxão mole também)
2 cenouras descascadas e picadas
1 cebola grande descascada e picada
1 garrafa de vinho tinto seco
Ramos de alecrim e tomilho
1 folha de louro
1 talo de alho poró
1 talo de salão (não usei)
1 anis estrelado (não usei)
1 dente de alho picado
12 echalotes - cebolas pequenas descascadas
200g de champignons de Paris frescos, finamente fatiados
1 tablete de caldo de carne
1 tablete de tempero de cebola
1/2 xícara (chá) de água
40g de manteiga
Açúcar, sal, pimenta e óleo a gosto
Em um recipiente grande faça uma marinada: junte todos os legumes, a cebola grande picada, o alho poró, o alho, os temperos e cubra tudo com o vinho tinto. Deixe a marinada descansar na geladeira de um dia para o outro.
Em uma panela, frite o bacon e espere até ele ficar bem torradinho - retire da panela e reserve. Coloque uma frigideira para quecer em fogo alto. Separe a carne da marinada e esprema-a bem para escorrer todo o seu suco (pode-se usar um pano ou peneira grande). Em uma panela pequena aqueça uma mistura de manteiga e óleo. Descasque as echalotes e coloque-as na panela para dourar. Retire a carne da frigideira e reserve. Na mesma frigideira acrescente os cogumelos. Acrescente a água e um pouco de açúcar nas echalotes, espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que fiquem macias. Coloque toda a marinada na panela onde estão os cogumelos e acrescente o sal, o caldo de carne e o tempero de cebola - cozinhe em fogo baixo, tampado, por 2 horas (ou até a carne ficar macia). No momento de servir. junte à panela o bacon reservado e as cebolas.
Dica do Olivier: Sirva com arroz branco e purê. Nesse caso, preferi acompanhar o prato com as batatas que a minha mãe fez... receita do Chef Allan - o Mestre-Cuca!
Batatas do Chef Allan

Corte 2 ou 3 batatas no sentido do comprimento, e vire-as do contrário e corte em fatias de 0,5cm. Passe água e salgue. Numa panela, coloque um pouco de óleo e frite uns 2 dentes de alho cortados em fatias finas. Junte as batatas, e vá juntando um pouco de água até as batatas ficarem cozidas. Desligue o fogo e jogue cheiro verde por cima.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Porta-lingerie

... ou “porta-carcinha”... rs. Achei a foto desses trabalhos que fiz há um bom tempo... foram presentes que dei para algumas amigas minhas, mas sem lingerie dentro... rsrs. O kit de appliqué? By Paty Orsi!


Porta-toalha de papel by Kátia

Minha aluna Kátia não tem me mandado mais fotos dos trabalhos que ela fez comigo ultimamente, mas em compensação posto aqui uma peça que encomendei com ela: um porta-toalha de papel com pintura country... Não ficou um chuchuzinho?

Trabalhos da Maria

Minha mais nova aluna, a Maria, fez mais estas duas peças...


Nesta ecobag comprada pronta ela só colocou o bolso. Apesar de simples, ficou bem legal!


E este estojinho ficou uma graça...

Não vejo a hora de postar um avental de churrasqueiro que ela está fazendo!

Café da manhã...

Este café da manhã é tão engraçadinho! Recebi por e-mail. E desliguem o playlist do Patchworkahólika abaixo!


video

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Chá de bebê e uma capa para mamadeira...

Minha aluna Renata fez ontem um gostoso e lindo brunch para o bebê dela e o meu presente foi uma mamadeira para sucos... Como sempre, eu quis dar uma incrementada no presente e fiz esta singela capa para a mamadeira do futuro Marco Antonio...

Bolo de limão

Este bolo é tão facinho de fazer! E é por isso que sempre faço... rs. A receita peguei no blog Coisas Cabeça-Gorda (pena que a dona desse blog, a Miki, não tem mais o atualizado!).


Bolo de limão


Massa

1/2 tablete de margarina forno e fogão (50g)
1 xícara (chá) de açúcar refinado
2 ovos
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de sementes de papoula
1/2 xícara (chá) de leite
raspas de 1 limão
2 a 3 colheres (sopa) de suco de limão

Calda
2/3 xícara (chá) de açúcar refinado
1/3 xícara (chá) de suco de limão

Modo de fazer
Misture farinha, sal e fermento. Reserve. Misture leite, limão e raspas. Reserve (ele deve talhar). Bata a margarina com o açúcar até formar um creme homogêneo. Adicione os ovos um a um e mexa até incorporar na massa. Acrescente as sementes de papoula e misture bem. Acrescente, alternadamente e aos poucos, as misturas de farinha e leite. Deite a massa em uma fôrma para bolo inglês untada e enfarinhada. Leve a assar em forno fraco (180ºC) até que, ao enfiar um palito de dente este saia limpo.
Enquanto isso, prepare a calda misturando bem os ingredientes. Verta a calda sobre o bolo ainda quente e enformado. Aguarde de 10 a 15 minutos antes de desenformar.

Sugestão: É perfeito para um lanche da tarde, acompanhado de um chá bem quentinho!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Patchworkando...

Feriadinho preguiçoso e chuvoso... que vontade de ficar de pijama quentinho o dia todo! rsrs. Não fui passear nem viajar, só fiquei em casa, o que também me dá enorme prazer... Aproveitei e adiantei parte das minhas “costurinhas” e organizei parte das minhas bagunças...

1. Tem tecido que dá até dó de usar!

2. Aaamo bordar!

3. Meus cactus e suculentas também necessitam de água

4. Projeto da próxima revista em andamento

5. Livros de patch... qual patchworkeira não quer?

6. Pilha de tecidos beginhos organizadinhos

7. Pausa para um cafézinho...

8. Projeto de Natal... será que até o final deste ano eu termino?

9. Hora de atualizar o Patchworkahólika!


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

I Limeira Patchwork

Pela primeira vez a cidade de Limeira vai sediar um evento de patch. Já era hora da força do interior paulista mostrar o que tem de bom e o patch com certeza é uma delas! Esse evento será de 17 a 19 deste mês... pra quem quiser ir, até lá dá pra se programar!

Etsy

A Etsy é um site americano onde as pessoas se cadastram para vender seus artesanatos on-line. Tudo muito diferente e exclusivo, para todos os gostos e bolsos! Vejam alguns exemplos fofos...


PS: Andei comprando uns tecidinhos por lá... rs.

Trabalhos das alunas

Fazia um tempão que eu não postava nada das minhas alunas! Eis aqui algumas peças delas...

Este cestinho de costura quem fez foi a Renata.



Esta bolsa das libélulas é da Maria... ela foi uma aluna que ganhei por causa da revista. E vem mais peças da Maria por aí...


Resgatei esta foto do ano passado da Márcia Xandu, é um porta-placa de patch.



Alunas, mandem-me mais fotos, por favor! rsrs...