quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mousse de chocolate by Chocolatria

Esta sobremesa fiz pro almoço de Ano Novo na casa de uma tia minha. Finalmente fiz uma receita do maravilhoso livro "Loucuras de Chocolate" da diva Simone Izumi, dona do não menos maravilhoso blog Chocolatria.
Algumas pessoas não gostam de mousse feito com ovos crus, mas este em particular não achei que ficou com cheiro de ovo, não, tanto que a autora recomenda peneirar as gemas com esse propósito.
Vamos degustar?


Mousse de chocolate
 
270g de chocolate amargo ou meio amargo
120g de manteiga
75g de gema peneirada (gema de 5 ovos médios)
195g de clara (clara de 5 ovos médios)
90g de açúcar
Cacau em pó para polvilhar (no caso utilizei confeitos coloridos que tinha em casa)
 
Derreta o chocolate meio amargo e a manteiga no banho-maria ou na potência média do micro-ondas por cerca de 2min30seg ou até que esteja completamente derretido. Adicione as gemas peneiradas e bata bem com um fouet, até que a mistura fique homogênea.
Bata as claras em ponto de neve. Sem parar de bater, adicione aos poucos o açúcar. Com isso pronto, adicione cerca de 1/3 desse merengue na mistura de chocolate e gema. Misture até incorporar bem, só então adicione o restante do merengue. Quando a mistura estiver homogênea, despeje em um refratário e leve para gelar por cerca de 2 horas. Polvilhe cacau em pó antes de servir (como dito acima, utilizei confeitos coloridos).
Rende 6 porções.
 
Dica: Para quem não gosta de mousse muito doce, utilize o chocolate amargo. Se usar o meio amargo, sugiro diminuir um pouco o açúcar que vai batido com as claras em neve.

Livro maravilhoso!

Nenhum comentário: