domingo, 26 de abril de 2009

Sanduíches-sushis

Uma das várias cenas de infância (e depois adolescência) que povoam minha memória é a de minha mãe assistindo aos programas culinários pela TV, e a de Ofélia com certeza era um deles... Bom, esta receitinha não tem nada a ver com a saudosa Ofélia, apenas quis começar o assunto sobre culinária... rs. Como escrevi num dos posts, gosto muito de visitar os blogs de culinária, mas quem me dera cozinhar tanto quanto os leio...
Uma certa vez, comi estes sanduíches-sushis na casa de uma amiga (que comprou numa padaria chique) e achei a ideia tão criativa, original e deliciosa, que eu quis reproduzir à minha maneira... rs. É uma boa ideia para servir em festinhas ou como tira-gosto.
PS: A foto é antiga e está ruinzinha... rs... quando eu fizer esses "sushis" de novo (e já fiz várias vezes) postarei uma foto melhor. Os ingredientes que utilizei são apenas sugestões, os que fiz e deram certo, mas a imaginação é infinita!

Presunto e mussarela

Pão de forma sem casca
Fatias de presunto (ou peru defumado)
Fatias de mussarela
Folhas de alface
Requeijão
Gergelim preto
Passe uma camada fina de requeijão sobre cada fatia de pão de forma e estenda folha de alface, fatia de presunto e outra de mussarela. Enrole-a como um rocambole (ou mini-rocambole... rs), apertando bem. Passe outra camada fina de requeijão em volta desse rocambole e salpique gergelim preto em volta. Corte em 4 partes.

Atum e folha de alga

Pão de forma sem casca
Atum em lata picado (uso o light, sem óleo)
Folhas de alga seca (facilmente encontradas em lojas de produtos alimentícios japoneses)
Requeijão
Gergelim colorido (só para dar uma cor ao visual!)
Passe uma camada fina de requeijão sobre cada fatia de pão de forma e estenda uma folha de alga e coloque um pouco de atum picado. Enrole como um rocambole, apertando bem. Passe outra camada fina de requeijão em volta do rocambole e salpique gergelim colorido em volta. Corte em 4 partes.

Ricota e queijo prato

Pão de forma sem casca (neste usei o integral)
Fatias de queijo prato
Ricota amassada com azeitonas verdes picadinhas
Requeijão
Gergelim torrado
Proceda como as receitas acima.

Bom apetite!

2 comentários:

Silvia disse...

Adorei a idéia.

Ponto com Nó disse...

Amei isso! Muuuuito bom! Vou fazer
Beijinhos

Débora Paula