quarta-feira, 24 de junho de 2009

Guloseimas juninas

Hoje é Dia de São João! As festas juninas são uma delícia, né?
Como não tenho peça alguma de patch que lembre essas festas, posto hoje duas receitas culinárias juninas... rs. Uma é um bolo que sempre faço e é sempre elogiado. E a outra é um arroz-doce diferente que achei neste site – aproveitando o friozinho e a época de morangos.


Bolo de fubá cozido

Ingredientes:
Leve ao fogo (de baixo para médio), 2 xícaras (chá) de fubá, 2 xícaras (chá) de açúcar (estes 2 ingredientes misturados), 2 xícaras (chá) de leite, 1 xícara de óleo (de preferência sem colesterol!). Deixe cozinhar por 5 minutos, após levantar fervura (ou seja, até a massa encorpar, virar uma espécie de angu). Depois acrescente 4 gemas, 1 colher (sopa) de fermento (diluído em um pouco de leite ou água), 4 claras em neve. Misture tudo muito bem e ponha numa forma untada e polvilhada com fubá. Leve ao forno médio.
Dicas:
1 – adicione à massa cubinhos de goiabada (nesse caso, diminua a quantidade de açúcar da massa para 1 ½ xícara, para não ficar muito doce).
2 – se fizer o bolo sem a goiabada, adicione à massa erva-doce.


Arroz-doce com morango

Ingredientes
1 1/2 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de água
3 colheres (sopa) de açúcar (achei que faltou, coloquei mais 3 colheres!)
3 xícaras (chá) de leite
Canela em pau, anis-estrelado e casca de laranja a gosto
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite (com soro, dá 1 lata certinho)

Calda
1 pacote de morango congelado
4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Cozinhe o arroz na água com o açúcar até ficar macio. Acrescente o leite, canela, anis-estrelado, a casca de laranja e deixe cozinhar durante 15 minutos em fogo baixo. Retire os temperos e misture o creme de leite.
Calda
Em uma panela, coloque o morango congelado, o açúcar e deixe cozinhar até dar ponto de calda, com alguns morangos ainda em pedaços. Em taças individuais, coloque uma camada de arroz-doce, uma camada de calda e termine com o arroz-doce. Decore com morango e leve à geladeira até o momento de servir.

PS: Não sou nenhuma expert em assuntos gastronômicos-culinários-nutricionais (rsrsrs), bem longe disso, mas posso dizer como leiga que gostei desta receita... Segui ao pé da letra, mas da próxima vez colocarei leite condensado e leite de côco no lugar do açúcar... fica bem melhor! Também posso dizer que um doce de abóbora no lugar desta “geleia” de morango cairia muito bem... Vou experimentar qualquer dia desses e postarei aqui!

3 comentários:

Márcia LP disse...

Olá Rosana!
Vi seu trabalho no Confraria e resolvi fazer uma visitinha. Lindos seus trabalhos!
Sou uma apaixonada por patchwork que ainda não teve coragem de começar a patchworkar, hehe.
Pois é, apenas faço apliques em toalhas, panos de prato e camisetas...
Gosto de costurar, tenho máquina, e uma razoável coleção de tecidos... Acho que o que tá faltando é tempo!!
Mas qualquer hora eu começo, pode ter certeza. Blogs como o seu são ajudam a atiçar ainda mais essa vontade de por a mão na massa.
Beijinhos e inté mais.

Bruxa disse...

Oi Ro!
Vai na Sandra amanha? Eu estarei lá.
Sacanagem essas delicias na sua telinha. Minha boca encheu de água, menina. Amo bolo de fubá e arroz doce... ai que delícia.

Um ótimo final de semana pra vc.
Bj

Glau disse...

Querida, eu sempre achei o arroz doce sem gracinha, com ou sem leite de coco ou leite condensado.. comecei a fazer as pazes com ele recentemente... mas este toque o morango deve ter ficado bom, hein?

bjo, glau