domingo, 6 de setembro de 2009

Mais comidinhas...

Lá vou eu com mais guloseimas... desse jeito vou ter que inaugurar um blog só de receitas culinárias, o que acham? rs
Brincadeirinha... não dou conta de um, que dirá dois?!
Mas hoje no almoço eu estava inspirada e fiz estes dois pratos... A receita do lagarto a vinagrete é da minha amiga Marta, e a tortilha de batatas e presunto tirei da revista "Melhores Receitas do Mestre-Cuca da TV" (Chef Allan).
Lagarto a vinagrete

1 peça de lagarto cozido por aproximadamente 40 minutos na panela de pressão (tempere a água com uma cebola cortada pela metade, caldo de carne, 2 dentes de alho e um ramo de salsinha ou pedaço de salsão). Tire da água, embrulhe em papel alumínio e deixe gelar de um dia para outro. No dia seguinte, refogue nesta ordem: 2 cebolas grandes picadas, uns 5 dentes de alho em fatias, 5 tomates picados (com casca, mas sem sementes), 1/2 pimentão verde, 1/2 pimentão vermelho, 1/2 pimentão amarelo, picados. Tempere com sal a gosto. Retire do fogo, acrescente azeitonas em lascas, 1 copo e meio de azeite de oliva e 1 copo de vinagre branco. Corte o lagarto em fatias bem finas. Intercale em um pirex, molho, fatias de carne, molho, etc, a última deve ser de molho. Pode deixar por bastante tempo na geladeira. Sirva frio. Ideal para comer com pão.

Tortilha de patatas y jamon
Ingredientes
500g de batatas em fatias finas
Óleo
1 cebola em fatias
5 ovos
sal e azeite a gosto
100g de presunto magro picado

Preparo
Em uma frigideira antiaderente, leve as batatas ao fogo baixo com um pouco de óleo quente. Frite até começar a amolecer. Adicione a cebola e deixe no fogo até as batatas ficarem macias.
Em um refratário, coloque os ovos e o sal. Bata com um batedor manual. Adicione as batatas e misture. Acrescente o azeite, o presunto e mexa.
Despeje essa mistura na mesma frigideira untada com azeite. Leve ao fogo e, quando as beiradas estiverem douradas, vire em um prato. Retorne à frigideira para fritar o outro lado. Tampe e deixe cozinhar por 2 minutos. Retire e sirva em seguida. Se desejar, acompanhe com alface.

Um comentário:

Noah disse...

Hummmmm
Salivei.
Êta que deve ser bom.
Obrigada por dar a receita pra gente.
Devias tentar o blog de cozinha, sem grandes compromissos, só para registrar tuas guloseimas quando estiveres inspirada e puderes, eu gostaria muito. Já tô esperando.
Bj~.~s