domingo, 26 de setembro de 2010

Bolo salgado de abobrinha

Acho tão legal quando as pessoas me direcionam e-mail's contando que fazem as receitas que posto aqui!... Sinal de que não é à toa que as coloco no blog, né? Estou até sabendo que tem alunas minhas que as copiam no editor de texto, imprimem e as guardam na pasta de receitas culinárias...

Como já disse em outras ocasiões, visito mais blogs de culinária do que os de patch (que coisa, não? rs), sempre gostei de cozinhar e não costumo comprar livros de culinária porque vejo um universo todo à minha frente: os blogs, as revistas de bancas e os cadernos de minha mãe...

Quando vi a foto apetitosa desse bolo numa revista Marie Claire Idées, me deu água na boca na hora e quis fazer imediatamente! E ei-lo aqui... rs.


Cake salé aux courgettes, fromage de brebis et menthe (bolo salgado de abobrinha, queijo feta e hortelã)

3 abobrinhas pequenas (cerca de 150g cada)

100 g de queijo feta

80g de uvas passas (não usei)

Punhado de hortelã

250g de farinha de trigo

4 ovos

150g de manteiga com sal

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de sal

Pimenta-do-reino a gosto


Lave, retire as hastes, em seguida, rale a abobrinha grosseiramente. Lave, seque e pique a hortelã finamente. Corte o queijo feta em pedaços pequenos. Preaqueça o forno a 210°C. Derreta 120g de manteiga. Misture a farinha com o sal, pimenta e fermento peneirado. Bata os ovos em uma tigela, e junte-os aos poucos à mistura acima. Em seguida despeje a manteiga derretida e misture até a massa ficar homogênea. Junte a abobrinha, queijo e hortelã. Unte uma forma e polvilhe com farinha. Asse o bolo por 10 minutos a 210°C. Depois diminua a temperatura do forno para 180°C. Quando dourar, retire do forno e deixe esfriar na própria forma.

Um comentário:

. disse...

Rosana

Sempre procuro nos blogs receitas que vão abobrinhas.Porque acho um legume leve e saboroso.Vou anotar sua recita,me parece deliciosa.
Bjs