quinta-feira, 22 de março de 2012

Mini-madeleines doces e salgadas

Peço novamente desculpas pelo meu sumiço... Andei tendo uns probleminhas de saúde - tive pressão alta, e seus agravantes... Mas nada como umas boas férias (que estão chegando) e uma consulta ao cardio, né?...
Bom, vamos ao que realmente interessa! rs...
Estreando um novo livro que adquiri – no ano passado! ... E com ele vieram essas 2 formas de silicone para mini-madeleines...
Bom, eu nunca tinha feito nada com formas de silicone. O que achei engraçado é que a massa que fica em contato com a forma depois de assada fica com uma aparência brilhante (como podem ver na foto... rs).
Monica, na receita da mini-madeleine doce utilizei o limão siciliano do ateliê que ganhei de você! Hum, ficou delicioso!




Mini-madeleines de limão-siciliano




2 ovos

150g de açúcar

150g de farinha

1 colher (café) de fermento

125g de manteiga em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de leite

Suco e raspas de 1 limão siciliano



Bata os ovos junto com o açúcar até obter um creme claro. Adicione, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados. Acrescente a manteiga e o leite. Adicione o suco de limão e as raspas. Deixe descansar durante 30 minutos na geladeira.

Preaqueça o forno a 220oC. Despeje uma colher (café) da mistura em cada cavidade, bem untada, da forma. Coloque no forno. Deixe assar por 3 a 4 minutos e diminua a temperatura para 180oC. Deixe assar por mais 5 a 6 minutos. As mini-madeleines cozinham rapidamente. Caso elas dourem rápido demais, diminua a temperatura do forno. Desenforme em seguida e deixe esfriar em cima da grade.




Mini-madeleines de espinafre


100g de farinha de trigo

2 ovos

3 colheres (café) de fermento

1 pitada de sal e pimenta-do-reino

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem

20g de manteiga derretida

2 colheres (sopa) de parmesão ralado

4 colheres (sopa) de leite

30g de espinafre



Refogue o espinafre (fresco ou congelado) em uma panela com 2 gotas de água. Escorra e bata-o até obter uma massa bem fina (ou amasse-os com um garfo).

Misture o restante dos ingredientes com a ajuda de fouet. Adicione o espinafre. Deixe a massa desansar por, pelo menos, 30 minutos na geladeira.

Preaqueça o forno a 220oC. Despeje uma colher (café) da mistura em cada cavidade, bem untada, da forma. Coloque a forma em cima de uma grade de metal. Coloque no forno. Deixe assar por 3 a 4 minutos e diminua a temperatura para 180oC. Deixe assar por mais 5 a 6 minutos. Fique atento com o tempo de cozimento, pois varia dependendo do forno.


Dica: Para que as madeleines cresçam bem, é necessário um choque térmico entre a massa, bem gelada, e o forno, bem quente - por isso forma os "calombinhos"... os meus não se formaram... :(

É também importante untar cada cavidade da forma.


Nenhum comentário: