domingo, 30 de agosto de 2009

Lanchinhos...

Férias lembram lanches, pratos gostosos e mais tempo para se dedicar às coisas boas, e comida é uma delas! Querem coisa melhor do que comer? rs... Aproveitando a deixa, posto aqui duas receitas que fiz do blog Chocolatria, de Simone Izumi... ê perdição! E já vão para a minha pasta nova... rs. Adoro esse blog, pessoas caprichosas e tudo o que é bonito, me emociona e faz bem pra alma!

Spicy cheese biscuits - receita original aqui

Ingredientes:
2 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo
1¼ colher (chá) de fermento em pó
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de açúcar
¾ colher (chá) de páprica doce
6 colheres (sopa) de manteiga
170 grs de queijo parmesão fresco ralado no ralo grosso
1 ½ xícara (chá) de creme de leite
páprica picante para polvilhar (opcional)

Modo de fazer:
Pré aqueça o forno a 190oC. Forre uma assadeira com papel manteiga. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, o açúcar e a paprica. Corte a manteiga em pedacinhos e misture às farinhas e vá agregando até obter uma farinha encaroçada. Junte o queijo e o creme de leite e misture. A massa ficará levemente pegajosa (caso não fique, adicione mais um pinguinho de creme de leite), não misture demais. Modele os biscoitos com um scoop (ou cerca de 1 colher de sopa de massa) separados 5 cm um do outro. Polvilhe a páprica picante por cima dos bolinhos à gosto. Se achou que ficou pouco picante, você pode polvilhar mais depois de assado. Asse rotacionando a assadeira no meio do tempo, até dourar cerca de 15 a 20 minutos.

Cookies de paçoquinhas e dadinhos - receita original aqui

Ingredientes:
1 ovo grande
70 grs de chocolate branco, derretidos com 30 grs de chocolate ao leite
3 colheres (chá) de gengibre em pó
100 grs de paçoca rolha esfarelada finamente

90 grs de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
40 grs de manteiga sem sal à temperatura ambiente
15 dadinhos cortados em quadradinhos

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 180oC e forre uma assadeira (no caso foram duas de cerca de 30x40cm) com uma folha de papel manteiga ou alumínio. Misture em uma tigela a farinha, o fermento e o gengibre em pó. Reserve. Bata a manteiga e a paçoca rolha num recipiente grande até obter uma mistura homogênea . Adicione o ovo, batendo bem e depois junte os chocolates previamente derretidos (no microondas, na potência média levará cerca de 1 min – 1 minuto e 30 segundos ou derreta em banho-maria). Junte neste recipiente o conteúdo do primeiro, envolvendo apenas até desaparecer a farinha. Adicione os quadradinhos de dadinhos e envolva tudo sem bater. Leve à geladeira (ou um tempo menor no freezer) por cerca de 30 minutos ou até ficar firme o suficiente para modelar bolinhas de cerca de 3 cms – quem tiver o scoop próprio para cookies, melhor! Quanto mais homogênea for a bolinha, melhor o seu formato final. A massa fica cremosa e talvez adicione cerca de 20 grs de farinha a mais, da próxima vez. Role no açúcar mascavo ou no farelo da paçoca e disponha na assadeira com distância de 5 cm entre uma bolinha e outra – ele esparrama bastante. Os meus assaram em 12 minutos, na grade superior. Testo o ponto, tocando levemente na superfície que deve estar bem fofinha e macia. Retirar do forno e esfriar cerca de 5 minutos para firmarem, antes de passá-los para uma grade para resfriamento total.

Um comentário:

Simone Izumi disse...

Olá, Rosana ! Tudo jóia??
Hmmmm, que diliça!!rsss....

Muito obrigada pela mençao ao blog e super parabéns pelo capricho na execução!
Vivo sonhando com esses spicy cheese biscuits,mas o meu fígado não anda me ajudando ultimamente....nham.
Bjocas,
si