domingo, 6 de março de 2011

Bolo de fubá para uma tarde fria e chuvosa

Depois de tanto calor, a mudança brusca pro frio e com isso os resfriados atacando por aí... ninguém merece, né? J. Mas chuva e frio combinam perfeitamente com um bolo delicioso e uma boa xícara de chá bem fumegante (e o cestinho aqui do lado abarrotado de lencinhos de papel... rs). Fazia um tempão que eu não fazia bolo de fubá, dei uma rápida busca entre meus blogs favoritos e achei este do Quitandoca... a receita é da avó da Gláucia. Hum, delícia, tem cara de bolo de vovó mesmo!

Bolo de fubá

3 ovos

2 xícaras (chá) de fubá

1 xícara (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de açúcar (usei 1 ½)

1 colher (sopa) de fermento

1 xícara (chá) menos 1 dedo de óleo

Leite para dar liga (usei ½ xícara de chá, mas da próxima vez colocarei mais, pois meu bolo ficou seco)

Opcional: erva-doce (ah, eu coloquei, sim, pra mim bolo de fubá sem erva-doce é igual macarronada sem queijo ralado ou goiabada sem queijo... J)

Bata bem os ovos com o açúcar no liquidificador. Depois coloque o restante dos ingredientes. Por último o fermento. Untar a forma (também polvilhei com o próprio fubá) com buraco no meio e colocar em forno preaquecido em 200 graus. Desenformar depois de frio.

Um comentário:

Glau disse...

Querida, vc sabe que hoje, quando fui sair de casa, resolvi pegar lenço de papel por conta da brava sinusite, e fiz questão de pegar o presente que vc me deu.. o seu porta lenço!

Pensei em vc e aqui tá o bolinho da minha avó!

Beijão, Glau