sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Torta-merengue de limão

Esta torta também é chamada de Torta da Conquista... por que será, hein?! rs...

Torta-merengue de limão

4 colheres (sopa) de manteiga
1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos
sal
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 limão
2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Prepare a massa: bata 3 colheres (sopa) de manteiga com colher de pau. Coloque a farinha sobre o mármore e faça um buraco no centro. Acrescente a manteiga batida com sal,1 colher de açúcar e 1 gema. Com a ponta dos dedos misture esses ingredientes aos poucos, indo do centro para fora. Faça isso o mais rapidamente possível. Achate a massa com a palma da mão e enrole-a como uma bola. Deixe descansar por cerca de meia hora.

Prepare o creme: rale a casca do limão e adicione ao leite. Esprema o suco e reserve. Ferva o leite. Em uma travessa, bata as 2 gemas restantes com o açúcar que sobrou até obter uma mistura esbranquiçada e fofa. Acrescente 1 colher rasa de farinha e misture. Despeje o leite e bata. Cozinhe por 2 minutos e mexa. Esfrie e adicione o suco de limão.

Enfarinhe o mármore com 1 colher de farinha. Abra a massa com o rolo. Coloque em uma forma untada com manteiga, deixando um pouco de massa para o lado de fora. Fure fundo com o auxílio de um garfo e leve ao forno aquecido, assando por 20 minutos. Deve ficar cozida, mas não corada. Esfrie. Coloque o creme sobre a massa.


Prepare o merengue: bata as claras em neve e acrescente o açúcar de confeiteiro.Depois de colocar o açúcar, não bata mais do que o necessário para misturá-lo às claras. Decore com raspa de limão e leve ao forno por 5 minutos.

Nenhum comentário: