segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fraldinha ao molho de cerveja preta e cogumelos


Não sou vegetariana, infelizmente sou carnívora... rs.

Fiz este cozido do blog Pecado da Gula. Nunca tinha feito qualquer coisa com fraldinha... e concordo com a Akemi, realmente é delicioso!


Fraldinha ao molho de cerveja preta e cogumelos

1kg de fraldinha (tipo de corte bovino) sem gordura e cortada em nacos grandes (ou use a peça inteira) sal, pimenta e 3 dentes de alho amassados para temperar a carne ou 1 cubo de caldo de carne 2 cebolas picadas 1 lata de molho de tomate pronto (340g) 1 lata de cerveja preta (350ml) cerca de 1/2 xícara de água (120ml) 1 vidro de cogumelos escorridos e picados (100g) cheiro verde picado Desta vez, temperei a carne com sal (cerca de 1/2 colher de sopa), pimenta e os alhos amassados. Deixei tomando gosto por algumas horas na geladeira. Você pode usar a carne sem temperar previamente, fica bom também. Neste caso, coloque sal e pimenta a gosto ou um cubo de caldo de carne ao molho para temperar. Frite pequenas porções da carne em frigideira bem quente com um fio de óleo. Deixe dourar de todos os lados para selar a carne. Enquanto isso, vá dourando a cebola com um pouco de óleo na panela de pressão. Mexa frequentemente até que fique caramelizada. Junte os pedaços de carne selados, a cerveja e o molho de tomate. Misture bem. Na frigideira que fritou a carne, despeje a meia xícara de água apenas para "lavar" e tirar o queimadinho da carne que ficou grudado. Despeje esta água na panela de pressão também. Mexa bem, tampe e espere pegar pressão. Quando começar a chiar, conte 40 minutos. Coloque a panela debaixo da água corrente e tire a pressão antes de abrir a panela e verificar a maciez da carne. Para mim, com 40 minutos a carne estava macia mas ainda precisei deixar mais 10 minutos depois que pegou pressão novamente para ficar no ponto de desmanchar. Junte os cogumelos e aqueça rapidamente. Corrija o sal se necessário (para mim não foi necessário). Polvilhe cheiro verde picado e sirva em seguida.

Um comentário:

Akemi disse...

Tbm virei fã desse corte nunca tinha comido antes! E com esse molho fica tudo de bom ne? Obrigada por escolher mais uma receitinha do Pecado da Gula! Bjss