quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bolo de laranja fofinho!

Mais uma receitinha que peguei no maravilhoso blog Pecado da Gula. Confesso que é um dos blogs de culinária que mais tenho feito coisas ultimamente (como podem ver nas minhas últimas postagens... rsrs), por várias razões: os ingredientes são simples e que facilmente tenho na despensa e geladeira, as receitas são deliciosas e dão super certo, e por fim, não tem como não resistir a simpatia e carisma da Akemi, dona do PG! :)


Bolo de laranja

Massa:
4 ovos
2 xícaras de açúcar (usei 1½ xícara)
½ xícara de óleo (usei canola)
1 xícara de suco de laranja coado
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata muito bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Dê algumas batidinhas no fundo da forma e leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Enquanto isso prepare a calda:

1 xícara de suco de laranja coado
1 xícara de açúcar (usei ¾ xícara)
casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca; bom, esse foi o conselho da Akemi e que não segui... rs... portanto não façam como eu faço, façam como eu digo: tirem a parte branca senão tudo vai ficar amargo! rsrs)
Coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo forte e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.

3 comentários:

sou Bárbara disse...

Também adoro o blog da Akemi, cada receitinha de babar né?! Volta e meia faco algums receitinha de lá... e esse bolo aí está de dar água na boca!! hummm
beijo

Jaqueline Köhn disse...

Hummm, que delícia!!

Minha cozinha está em reforma, mas não vejo a hora de ficar pronta para que eu possa experimentar receitinhas novas, adoooro!!

Beijo grande!!

Akemi disse...

Noooooossa, inflou o ego agora!!! Desse jeito eu vou me achar!!!! rssss Vc que é muito gentil, Rô! A casca de laranja é mais uma questão de gosto mesmo. Pelo vídeo, a mulher que ensina usa cascas de laranja com a parte branca e são tiras bem grossas!
Olha, depois passa no caixa que eu pago o jabá ta! kkkkk
Bjss e bom final de semana!
Ahhh, eu tbm adorei o saifu da ba-chan
!!!