quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Macarrão com molho branco de camarões e champignons

Este fim-de-semana eu estava com a corda toda na cozinha! Ou como bem disse a querida Akemi – baixou o espírito da cozinheira em mim... J

Acho que ultimamente este blog tem sido mais de culinária do que de patchwork... J. É só olhar os números dos marcadores ao lado... daqui a pouquíssimo tempo, o de culinária com certeza ultrapassará o de patch... rsrs.


Mas a verdade é que sempre gostei de cozinhar. Minhas lembranças remetem à época em que eu ajudava uma tia que fazia salgadinhos pra fora, e ela sempre me chamava na época de maior apuro, como as festas de final-de-ano (foram os meus primeiros trocadinhos... rs). Isso quando eu tinha uns 11, 12 anos de idade (faz teeempo! rsrs) até os meus vinte e pouquinhos anos. E depois que comecei a trabalhar na área de arquitetura e a ganhar o meu salário, ela não me chamou mais... L


Era rechear as coxinhas, empanar... rechear os risoles e empanar também, modelar os quibes, rechear as empadinhas, e depois de assadas, colocar nas devidas forminhas de papel, rechear esfihas e depois de assadas, tirar com cuidado das formas... – tudo muito bem feito e deliciosos – confesso que não há melhor salgadinhos que os dela... pena que hoje ela não faz mais, se aposentou... Saudades dessa época!


Bem, vamos ao que interessa... rsrs. Começando pelo prato principal... Ganhei de uma amiga um pacotinho de macarrão tipo talharim fininho caseiro. Tinha decidido que esse macarrão merecia um molho à altura. Então depois de pesquisar muito pela blogosfera afora, acabei me decidindo pela receita deste blog que gosto muito – Receita Perfeita.


Macarrão cremoso com camarão (Shrimpi Scampi)


450g ou 31-40 camarões, limpos
2 colheres(sopa) de manteiga
230g de champignons fatiados
1 cebola pequena picada
1/3 xícara de vinho branco
2/3 xícara de creme de leite
1 e 1/2 colher (chá) de tomilho fresco, ou 1 colher (chá) de tomilho seco (não usei)
1 colher (sopa) de alho picado
1 colher (chá) de pimenta caiena em pó (não usei)
1/4 xícara de suco de limão
2/3 xícara de parmesão ralado
Sal a gosto
450g de macarrão cozido (pode usar qualquer um que preferir)




Cozinhe o macarrão seguindo as direções de preparo da embalagem.
Derreta a manteiga em fogo médio-alto, adicione os champignons, a cebola, o tomilho e o alho e aqueça-os até que os champignons estejam levemente dourados. Adicione o vinho, suco de limão e os camarões e cozinhe até que os camarões estejam macios e brancos. Adicione o creme de leite e a pimenta e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Finalmente misture o queijo parmesão e mexa até que o queijo tenha derretido.
Misture o macarrão com o molho e sirva.

Nenhum comentário: